Tour clássico de bicicleta pela costa da dalmácia

shutterstock_223490047_rendered

DIA 1 – Split e o Palácio de Diocleciano

O passeio começa logo pela manhã, quando vai conhecer os seus guias locais que irão encontrar a bicicleta ideal para você. Partida para uma viagem de bicicleta pela costa incluindo uma subida leve até o topo do monte Marjan que proporciona uma vista deslumbrante da cidade e das ilhas do arquipélago central. Ao retornar ao centro da cidade, você provavelmente irá querer aproveitar para almoçar em um dos belos restaurantes da cidade com vista para o Mar Adriático. Enquanto o sol se põe, pode explorar o antigo Palácio do imperador romano, Diocleciano, e sentir a vida local com um guia especializado. Os habitantes locais e turistas de Split passam a maior parte do tempo dentro das muralhas do palácio, construído há 1700 anos, classificado pela UNESCO como património mundial. À noite irá desfrutar de um primeiro jantar de comida típica em uma “Konoba” (restaurante familiar).

Distância sugerida: 17 km
Opção Moderada: 35 km
Opção Longa: 75 km

Dia 2 – Explorando a Ilha de Br

Hoe, vamos explorar a nossa primeira ilha – Brač. A partir de Split viaja-se para a ilha de ferry, durante cerca de 30 minutos, até Supetar, cidade onde se encontra o porto da Ilha. Pedalando, explore a Ilha e suas antigas aldeias de pedra, olivais, vinhas e desfrute de belas paisagens. A ilha é famosa por seu artesanato feito com mármore local, que foi utilizado na construção de muitos prédios famosos como a Casa Branca em Washington, o Palácio de Diocleciano em Split e o Parlamento Húngaro em Budapeste. O passeio de bicicleta pela parte costeira da ilha dura até ser hora de regressar a Split, podendo incluir banhos de mar.

Distância sugerida: 35 km
Opção Moderada: 28km
Opção Longa: 60 km

Dia 3 – Estrada das Alfazemas, Locais da UNESCO e Ilha de Hvar

Bem-vindos à ilha de Hvar – um dos Top 10 destinos do mundo! Começamos com um passeio de bicicleta por um local, “Ager”, situado na cidade de Stari Grad e datado de 400 AC, época da colonização grega da ilha, tendo sido classificado pela UNESCO como património mundial. Depois, você irá andar de bicicleta por entre aldeias encantadoras, por estradas ladeadas de olivais, hortas, pomares e vinhas. No almoço vamos deliciar-nos com uma leve refeição mediterrânea antes de continuarmos com o nosso passeio de bicicleta pela ilha, por estradas ladeadas de campos de alfazema e, ao mesmo tempo, desfrutando de vistas magníficas do mar Adriático, incluindo as ilhas de Vis, Korčula, Lastovo, Brač e Pakleni.
Durante a tarde, sugerimos visitar as principais atrações da cidade de Hvar – passear pelas ruas do tempo da República de Veneza, visitar o mais antigo teatro da Europa, a catedral de Hvar, museus, galerias entre outros pontos de interesse. À noite, jantaremos juntos e provaremos uma mistura de antigos sabores com a inovadora gastronomia da ilha de Hvar.

Distância sugerida: 45 km
Opção Leve: 25km
Opção Longa: 60 km

Dia 4 – Explorando a ilha de Korčula

Hoje, continuamos nosso passeio pelas ilhas, viajando para nossa terceira Ilha – a ilha de Korčula, uma antiga colónia grega datada do século 4 AC. A ilha é famosa por suas belas vilas e florestas de pinheiros negros; a madeira destas florestas, pela sua qualidade, era utilizada para a construção de embarcações. Vamos andar de bicicleta por aldeias tranquilas, vinhas e jardins e descobrir as grutas escondidas da Ilha. Vamos parar em um restaurante familiar e provar as delícias da culinária local: beringelas em marinada, queijo de cabra, presunto, azeitonas e gnocchi caseiro com molho pesto e molho de amêndoas são apenas algumas das especialidades da ilha. O resto do dia é deixado para explorar a pé a cidade medieval de Korčula e apreciar o calmo e leve estilo de vida local.

Distância sugerida: 45 km
Opção Leve: 36km
Opção Longa: 60 km

Dia 5 – A Casa de Marco Polo

Hoje você terá opção de dar uma volta pela ilha ou relaxar na cidade de Korčula – cidade fortificada veneziana, irresistível para os visitantes de hoje, do mesmo modo que costumava impressionar viajantes e escritores medievais como Marco Polo, que começou sua viagem de uma vida nesta cidade. Hoje as experiências variam desde andar de bicicleta pelas estradas costeiras que nos levarão a praias isoladas e, passando por pequenas vilas e aldeias pitorescas. A tarde é deixada para você descontrair-se passeando pela cidade de Korčula, visitando uma autêntica adega, onde pode provar os melhores vinhos da ilha e alguns simples e deliciosos petiscos típicos. Depois da visita terá lugar o nosso jantar de despedida.

Distância sugerida: 40 km
Opção Leve: 24km
Opção Longa: 85 km

Dia 6 -Estrada dos vinhedos da península de Pelješac e cidade Dubrovnik.

A caminho de Dubrovnik você terá a oportunidade de descobrir a península de Pelješac – berço dos famosos vinhos tintos croatas “Dingač”e “Postup”, feitos a partir da casta “plavac mali”, parente próximo da casta californiana Zinfandel. Pelješac oferece belas paisagens: no lado direito da ilha você poderá ver as ilhas de Mljet e Korčula e, no lado esquerdo, a costa continental. Hoje nossa volta de bicicleta nos levará ao topo dos montes da parte costeira passando por extensos vinhedos. Vamos visitar a vila de Ston, onde há salinas, construídas no século XIV. Ston é, também, famosa por possuir as muralhas mais extensas da Europa com 5,5 quilómetros. A vila foi muito importante na época da República de Dubrovnik, tendo sido a mais poderosa e próspera vila da península no século XIV. Você pode descobrir alguns segredos dessa poderosa república antes de chegar até à pérola do Adriático –a cidade de Dubrovnik, onde o nosso passeio termina.

Distância sugerida: 35 km
Opção Leve: 20 km
Opção Longa: 60 km