Aula de culinária na ilha de Pag – amor à primeira dentada

shutterstock_221664187

Aulas de culinária de 4 dias no Wine Hotel & Restaurant Boškinac

A cozinha criativa é o principal motivo para visitar a Ilha de Pag durante todo o ano. Mais do que manter a memória de uma experiência hedonista, por que não ganhar também a habilidade de preparar pratos deliciosos?

Chegando pela primeira vez a Pag é difícil de imaginar que esta ilha rochosa com aspeto lunar, estreita e alongada pode ser a Meca da gastronomia croata. Precisamente por causa de condições físicas adversas desenvolveu-se aqui um ecossistema especial. Apenas algumas plantas aromáticas específicas, ricas em óleos etéreos, crescem sob o vento forte do norte chamado “Bura”, que espalha sal marinho em abundância por onde sopra. A carne e o leite de cordeiro autóctone, chamado “Pramenka”, são diferentes no seu sabor devido às plantas aromáticas salgadas, resultando em assados fabulosos e em queijos de ovelha premiados a nível mundial. No entanto nem toda a ilha é rochosa e hostil; o lado noroeste tem um relevo mais suave e é verdejante. Aí ainda perdura um dos mais antigos olivais do Mediterrâneo, o “Lun”. Escusado será dizer que são produzidos aqui azeites de alta qualidade bem como excelentes vinhos. Podem também ser encontradas castas de uvas autóctones, casos de “Gegić” e “Trbljan” ou variedades mais comuns como “Cabernet Sauvignon”, “Merlot” e “Syrah”.

Dia 1, chegada a Pag, curso intensivo de emparelhamento de vinho

Após tomar uma bebida de boas vindas no Wine Hotel & Restaurant Boškinac, acomode se no seu quarto e prepare se para a primeira experiência gourmet de sua estadia: um jantar de cinco pratos preparados pelo Chef. Um curso intensivo sobre emparelhamento de vinho e de comida é realizado enquanto você saboreia uma refeição. A degustação de vinhos está incluída.

Dia 2, degustação de azeite no olival de Lun, excursão e experiência em pesca

Visite “Lun”, um dos mais antigos olivais do Mediterrâneo. Aprenda mais sobre a milenar tradição local de cultivo de azeitonas e de produção de azeite, tente provar esses produtos e levar alguns para a aula de culinária. Primeira aula de culinária: preparação de três pratos de cordeiro; está incluído o consumo de vinho durante a aula. À noite, junte se aos pescadores locais no seu barco para uma verdadeira experiência de pesca noturna, obtendo as provisões para a aula de culinária do dia seguinte. Estão incluídas botas e capa de chuva.

Dia 3, visita ao produtor de queijo “Kolan – Gligora” e à salina de Pag

Excursão pela ilha, visita a um produtor local de queijo e prova do seu queijo de ovelha mundialmente premiado. Famosa pela produção de sal por mais de mil anos, visite a salina tradicional, aprenda como é cultivado o sal e obtenha alguns flocos de sal frescos. Na nossa ida para o Wine Boškinac Hotel vamos parar para colher ervas aromáticas para a refeição. Segunda aula de culinária: preparação de três pratos de peixe e de frutos do mar.

Dia 4, partida da ilha de Pag